foto de um homem segurando os diferentes tipos de catálogos

Tipos de catálogo: conheça os principais e escolha o ideal para sua empresa

Conheça os principais tipos de catálogo e identifique qual funciona melhor para sua organização!

Para empresas que desejam divulgar e vender produtos diversos, peças automotivas, coleções de moda ou até mesmo serviços, os catálogos são os impressos mais indicados.

Existem, porém, diferentes tipos de catálogo e todos eles com finalidades diversas. Por isso, é muito importante conhecer cada um antes de sair produzindo o seu. Dependendo do  que você deseja anunciar nesse material, é possível que tenha de mudar todo o contexto.

Para ajudá-lo nessa escolha, apresentamos abaixo os principais tipos de catálogos e uma breve descrição sobre eles. Assim, você pode identificar aquele que atende melhor às necessidades do seu empreendimento. Confira!

Por que fazer um catálogo?

Antes de apresentá-lo aos tipos de catálogo, gostaríamos de mostrar a importância desse material. Mais do que apenas listar os seus produtos, esse impresso tem o poder de agregar valor às organizações, além de focar na marca e ajudar a aumentar as vendas. 

Entretanto, cada tipo de catálogo possui um processo, objetivo e fluxo de trabalho diferentes. Tanto redação quando design precisam se adaptar para os diferentes modelos, por isso a escolha deve ser feita antes mesmo de começar a produção.

Principais tipos de catálogo

Informativo 

Esses catálogos podem ser entregues tanto para clientes quanto para funcionários, pois trazem principalmente conteúdos destinados a educar ou informar sobre um determinado tópico, geralmente relacionado ao produto ou serviço da empresa. 

Para os funcionários, esse material funciona bem como uma espécie de treinamento, usado internamente como referência para os estudos. Já para os clientes, pode ser algo parecido com uma revista que descreve com detalhes as últimas notícias do setor.

Esses catálogos têm como finalidade tanto o ensino como a promoção da marca. Não costumam fazer promoção de vendas pesadas, pois o seu objetivo é estabelecer personalidade à marca e não necessariamente fazer negócios. Para a organização, esse tipo de material faz com que o cliente enxergue-a como referência.

Promocional

Já os catálogos promocionais são o modelo padrão que costumamos pensar quando falamos nesse tipo de material impresso. Eles costumam apresentar uma seleção especializada de itens oferecidos pela marca com a única finalidade de promovê-los.

Os motivos para fazer esse tipo de catálogo podem ser os mais diversos como aumentar as vendas de uma categoria específica de produtos, anunciar uma nova oferta ou até destacar uma categoria inteira de produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Lista de serviços

Entre os tipos de catálogo, esse é indicado principalmente para empresas que oferecem serviços e não produtos. Ele contém como principal objetivo levar os leitores a ligar, visitar o site ou entrar em contato com a organização para obter um orçamento ou agendar uma consulta para seus serviços.

Ele pode trazer também informações sobre cada área da organização e sua cadeia operacional. Assim, os clientes e parceiros podem compreender melhor como a equipe é estruturada e os serviços prestados por cada um.

Categoria ou tópico

Quando falamos em catálogo de categoria, ou tópico, é necessário compreender que eles apresentam uma divisão específica da empresa ou uma determinada linha de produtos oferecidos

Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode publicar um catálogo que apresenta seus produtos de computador e fazer outro material para os itens de celular, definindo um tema diferente para cada peça gráfica.

Catálogo de linha completa

Por fim, o catálogo de linha lista todos os produtos, serviços e tudo mais que uma empresa tem a oferecer. Assim, o leitor pode consultá-lo rapidamente para obter o preço ou informações específicas sobre os itens englobados na organização. Esses tipos de catálogos permitem fornecer dados completos para que os leitores façam seus pedidos.


Agora que você já conheceu os tipos de catálogos, é hora de escolher aquele que melhor atende aos seus negócios. Para isso, conte com a Publiks! Aqui, realizamos todo o processo, desde a criação até a impressão do seu catálogo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo.

Leia também