foto de uma mulher segurando o material representando como criar catálogo de produtos

Criar catálogo de produtos: o guia completo

Confira todos os passos necessários para criar catálogo de produtos em sua empresa!

Possuir um catálogo de produtos é uma ótima forma de aumentar as vendas. É um fato, esses impressos têm o poder de atrair todo tipo de cliente, até mesmo aqueles que desconhecem completamente o seu negócio. Logo, além de serem uma ferramenta de divulgação eficaz, também aumentam a base de clientes e o reconhecimento da marca.

Se você também está pensando em criar catálogo de produtos para sua empresa, saiba que existem alguns passos essenciais que não podem ser deixados de lado. Nesse guia completo, apresentamos quais são eles e dicas para maximizar as suas vendas por meio desse material. Confira abaixo! 

Como criar catálogo de produtos

Tamanho e formato do catálogo de produtos

Antes mesmo de começar a produção do seu catálogo, é necessário definir qual será o tamanho e formato. Isso irá guiar todo o conteúdo, por isso faça a si mesmo algumas perguntas antes de começar:

  • O seu catálogo será digital ou impresso?
  • Será retangular ou quadrado?
  • Sua visualização será na horizontal ou na vertical? 

Com isso em mente, e só então, você poderá começar a estruturar o seu material. 

Estruture o catálogo

Existem elementos em um catálogo que vão além da capa, páginas de produto e o índice. Também é necessário planejar a contracapa, as páginas de introdução e o editorial, o layout das páginas (incluindo cabeçalho, rodapé, paginação e muito mais), os separadores de cada seção e, claro, como será o layout de cada página com suas determinadas descrições. 

Essa estruturação vale não apenas para o designer como também para o redator que poderá ter uma visão de qual será o tamanho dos blocos de texto.

Informações sobre o produto

Por ter como objetivo principal a venda, na hora de criar catálogo de produtos é essencial que sejam incluídas informações como o nome do item, sua categoria, o preço, número e código. Assim, ficará mais fácil para o leitor fazer o pedido casa haja interesse em adquirir algo específico. 

Além disso, adicione também a descrição, destacando os benefícios que possam agregar valor ao cliente. Outras características do produto também devem ser citadas como quantidade, cores disponíveis e tudo o mais que considerar importante. 

Capa atrativa

A capa costuma ser a primeira coisa que seu cliente nota em um catálogo de produtos. Portanto, ela deve ser o mais atrativa possível para convencê-lo a ler o conteúdo interno. 

É possível incluir algumas imagens do produto em destaque logo na capa, mas vale lembrar que o design perfeito é aquele que é fácil de ler e entender. Por isso, não devem ser incluídos muitos elementos para que a arte não fique bagunçada. 

Facilite o pedido do cliente

Já que o catálogo serve para vender, então o cliente precisa saber como adquirir. Em seu material, é importante que o público encontre facilmente onde os pedidos poderão ser feitos. Se o catálogo for digital, você pode incluir um formulário para que ele faça o pedido diretamente pelo dispositivo. Já se for impresso, deixe bem claro quais são os meios de contato que ele pode falar (site, telefone, endereço) para realizar as suas compras.

Revise tudo

Assim que tudo estiver criado é hora de revisar. Antes de enviar a arte para a gráfica, verifique todos os possíveis erros ortográficos e gramaticais que podem ter passado. Observe também as imagens dos produtos, as descrições e preços, além da paginação. Depois que você tiver certeza de que não existe mais nada errado, envie o catálogo para a impressão ou para a plataforma online que irá abrigar seu material.

Escolha a gráfica

Se o seu catálogo for impresso, fique muito atento à essa etapa. Depois que o processo de criação estiver concluído, é hora de contatar a gráfica da sua confiança. Isso é muito importante, pois uma impressão de má qualidade irá estragar todo o seu catálogo. 

Ao invés de se preocupar com o custo da impressão, encontre uma gráfica profissional especializada em impressão de catálogos. Assim, você não corre o risco de investir tempo e dinheiro em um material que não sairá como o esperado. 


Em busca de uma empresa especializada para a criar catálogo de produtos para sua empresa? Conte com a Publiks! Possuímos um time de profissionais especializados na criação desse material. Te ajudamos em todos os processos, desde a criação até a impressão dos seus catálogos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Leia também