revista, catálogo e tabloide

Catálogo, tabloide ou revista? Descubra tudo sobre estes materiais!

Qual é a melhor forma de divulgar a sua empresa? Uma ótima forma é utilizando materiais impressos, já que eles continuam sendo muito relevantes na hora de divulgar sua empresa e seus produtos. 

Claro que, para os materiais dos quais vamos falar hoje, existem impressos e digitais. A melhor forma de divulgar mesmo seus produtos/serviços é uma combinação dos materiais impressos e digitais. 

Bem, vamos ver um pouco mais a fundo o que cada um desses materiais são e suas funções para a promoção de serviços?

Catálogo

gráfica de catálogos

Nós sempre falamos sobre esse material aqui e como o catálogo é uma ferramenta de vendas muito poderosa para qualquer empresa, em qualquer segmento. Seja ele impresso ou digital, o catálogo é uma vitrine dos produtos. Com ele, a sua empresa tem a chance de exibir para os potenciais clientes um mostruário eficiente e organizado. 

Um catálogo impresso é composto pelas descrições e imagens dos produtos/serviços da sua empresa. A descrição, normalmente, é composta pelos preços dos produtos, seus benefícios, como ele funciona e outras informações complementares. 

Além dos próprios produtos e serviços, o catálogo é uma forma de apresentar sua empresa também para seus potenciais clientes. Dentro do seu catálogo, é sempre uma boa ideia tirar um espaço para falar sobre a história, os valores, seus objetivos e outras informações importantes que também sejam relevantes para um potencial cliente, parceiro ou investidor. 

Investir no catálogo de produtos é uma ótima saída para aumentar suas vendas e facilitar o trabalho de seus vendedores. Porém, para essa estratégia com essa ferramenta de vendas, você deve investir em profissionais para ajudar você a montar um material de qualidade para obter um produto final muito bom. Assim, você ganha credibilidade e os potenciais clientes têm acesso a um catálogo de produtos bem feito e se sentem mais propensos a fazer negócios com você.

Revista

revista, catálogo ou tabloide?

As revistas são publicações periódicas (anuais, semestrais, bimestrais, mensais, quinzenais e semanais). Elas, assim como os catálogos, podem ser impressas ou digitais. As revistas podem ser consideradas uma parte da estratégia de marketing de conteúdo, já que dentro das revistas você vai colocar conteúdos relacionados a suas marcas e produtos. 

Isso é tão verdade que o primeiro caso que as pessoas usam de exemplo para o marketing de conteúdo é uma revista, The Furrow. Essa revista foi criada muito antes do conceito de marketing de conteúdo, em 1895, criada por John Deere. Essa publicação mudou o mundo agrícola, provendo conteúdo importante para os clientes de sua marca. 

As revistas vão um pouco além do catálogo e unem a oportunidade de mostrar seus produtos com conteúdo que pode ser muito útil para seus potenciais clientes. Porém, como uma publicação institucional, elas devem ser pensadas de maneira estratégica para que o seu público seja impactado de maneira assertiva, já que elas ajudam a fomentar o seu relacionamento com eles. Tanto com potenciais clientes, quanto com colaboradores e parceiros da sua marca. 

Quando elaborar uma revista para sua marca, é interessante pensar em ter o DNA da marca, uma ótima forma de fomentar seu posicionamento no mercado e impulsionar a divulgação de seus produtos/serviços. Sem a necessidade de tratar de assuntos de maneiras superficiais, a revista permite que você vá muito mais a fundo e de maneira bem pensada. 

Além disso, é possível criar uma nova forma de ganhar mais renda para a empresa por meio da venda de anúncios na sua revista. E também é possível falar sobre a sua empresa, fazer artigos e notícias falando sobre ela e ganhar mais credibilidade. 

Tabloides

Um dos meios mais tradicionais para atrair os consumidores para dentro da loja. Nos tabloides o principal objetivo era comunicar as ofertas do ponto de venda para seus consumidores. 

Hoje em dia, o tabloide está mais focado em ser uma forma da empresa estabelecer uma comunicação com o cliente. Por isso, o tabloide se tornou muito mais parecido com os catálogos e revistas do que podemos imaginar, já que ele também pode reunir dicas e conteúdos para o público.

Além de tudo isso, quando comparado a outros materiais promocionais, o tabloide não exige um investimento alto para imprimir uma tiragem grande de elementos. Seu baixo custo, faz com que ele seja um material para qualquer tipo de negócio, seja ele grande ou pequeno. 

Catálogos, revistas e tabloides são todos ferramentas muito úteis de venda e atração de clientes. Tudo é uma questão de entender qual deles é a melhor estratégia para o seu negócio, para isso é necessário entender as particularidades dele e quem é o seu público-alvo. 

Para fazer seus catálogos, conte com a Publiks, seja ele digital ou impresso estamos aqui para ajudar você impulsionar seus negócios e levar mais oportunidades!

Leia também