foto dos quatro tipos de encadernação feitos pela publiks

Tipos de encadernação para catálogos: você conhece todos?

Descubra os principais tipos de encadernação e qual o melhor para o seu catálogo

Na hora de produzir um catálogo, existem muitos elementos que devem ser levados em consideração como o acabamento, capa, quantidade de folhas, diagramação e até mesmo o tamanho das letras. 

Mas, algo que é igualmente (senão mais) importante é a encadernação. A técnica garante qualidade, resistência e durabilidade à obra, e se feita de forma incorreta pode ser fatal ao seu sucesso.

Por isso, apresentamos abaixo os principais tipos de encadernação utilizados nos catálogos impressos. Assim, você tem a oportunidade de conhecer cada um e escolher aquele que se encaixa melhor à sua proposta.

O que é encadernação?

Podemos definir como a arte de unir as folhas de um material gráfico, podendo reuni-las por costura, grampo ou cola. Essa técnica não só possibilita a organização das folhas como também facilita a leitura e manuseio do item.

Todos os conteúdos editoriais que possuem uma boa quantidade de páginas precisam de encadernação para fixar as páginas como livros, agendas, revistas e, inclusive, os catálogos.

Portanto, esse processo deve ser feito com cautela e qualidade para preservar os papéis e garantir sua finalidade básica: melhorar a experiência do leitor.

Principais tipos de encadernação para catálogos

É possível contar com diversos acabamentos para atender às necessidades do material gráfico. Inclusive, na hora da encadernação, cada tipo possui suas particulares e se adequa a um projeto. 

Confira cada um deles abaixo e entenda qual a melhor opção para o seu catálogo impresso. Separamos também tudo que podemos oferecer por você aqui na Publiks em cada modelo de encadernação!

Catálogo grampo

Também conhecida como canoa ou dobra, essa técnica muito comum entre revistas e materiais mais curtos, consiste em dobrar as páginas e grampeá-las no meio da dobra. 

Não é recomendada para catálogos com muitas páginas ou papéis de alta gramatura. Isso porque o impresso acaba ficando muito volumoso, e a dobra não consegue ser bem feita, podendo até desprender ou rasgar as folhas. 

Na Publiks você tem: 

  • Capa com verniz uv
  • Miolo papel couchê 115g
  • Encadernado com grampo
  • Até 56 páginas, ideal para um catálogo mais enxuto

Catálogo lombada

Já a encadernação lombada é indicada especialmente para publicações que possuem um maior número de páginas. Nela, as folhas são separadas em grupos e esse miolo pode ser fixado de várias maneiras. 

As mais comuns são por costura (unido depois por cola), tela (unindo todos os cadernos) e por Hot Melt ou PUR (à base de cola quente).

Na Publiks você tem: 

  • Capa com plastificação fosca
  • Miolo papel couché 115h
  • Lombada quadrada
  • Acima de 56 páginas, para um mix de produtos mais completo

Catálogo espiral

Nesse modelo de encadernação, o espiral é passado através de furos feitos na borda das páginas. Essa técnica é muito utilizada, especialmente quando se trata de apostilas e materiais educativos, mas também pode servir muito bem para os catálogos.

Por ser feito de forma mecânica, garante uma encadernação de qualidade e eficiência. Ela permite ainda incluir e aproveitar mais conteúdos no material, já que o espaço da página é maior.

Na Publiks você tem: 

  • Capa triplex 300g
  • Miolo papel couché 150g
  • Espiral plástico
  • Diversas opções de cores

Catálogo Wire-o com capa dura

Podemos definir essa técnica como uma espécie de evolução do espiral, logo que ambas são bem parecidas. Porém, o Wire-o é ainda mais sofisticado e com melhor qualidade.

Nele, é utilizado um arame metálico que atravessa os furos quadrados das páginas. Dessa forma, é possível encadernar catálogos e muitos outros materiais impressos com diferentes números de páginas e gramaturas de papel.

Na Publiks você tem: 

  • Wire-o (garra metálica)
  • Capa dura plastificada
  • Miolo papel couché 150g
  • Não é necessário o fechamento de caderno (múltiplo de 4 páginas)

Como fazer: tipos de encadernação para catálogos

É importante ressaltar que a encadernação precisa ser feita com um profissional ou empresa de confiança. Se feito de forma amadora, o material pode acabar não tendo a margem segura, ficando com imagens ou textos sobrepostos pelo revestimento.

Sua empresa precisa de encadernação de qualidade para seus catálogos? Venha para a Publiks e conte com tudo isso e muito mais! Além dos impressos, produzimos também catálogos digitais da criação à impressão. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento.

Leia também