Foto de uma mulher sentada segurando um catálogo de moda

Catálogo de moda: passo a passo para criar o seu!

Para vender um produto, a primeira coisa a ser feita é, obviamente, divulgá-lo. Para as marcas e etiquetas de moda, o catálogo de produtos é um dos meios mais tradicionais e efetivos de fazê-lo. 

Se você também está pensando em montar um catálogo de moda, mas não sabe ainda ao certo como, fique atento. Nesse artigo, preparamos algumas dicas e passos para você ter um material de qualidade.

O que são os catálogos de moda?

Como o próprio nome indica, o catálogo de moda é um material gráfico que apresenta informações sobre peças de roupas e acessórios oferecidos por uma marca.

Os tipos mais comuns são as revistas de marca, lookbooks, catálogos conceito e catálogos técnicos. O que todos têm em comum é a união entre design e tendências fashion.

Geralmente, eles apresentam composição de looks para introduzir novas coleções. Logo, além de apresentar as peças, oferecem ao leitor aquilo que está em alta e auxilia na escolha do visual.

Vantagens do catálogo de moda

Muitas marcas adotaram os catálogos como uma forma criativa e atraente de apresentar suas peças. Porém, mais do que um material de comunicação, também tem grande valor para aumentar a receita dessas empresas. 

Confira algumas das vantagens de apostar em um catálogo de moda:

  • Organiza visualmente a essência da marca e suas peças;
  • Aproximação do cliente por meio do apelo fantasioso;
  • Potencializa a imagem da marca e causa identificação imediata;
  • Divulgação do negócio em massa para o público certo;
  • Aumento das vendas.

Passo a passo para a criação de um catálogo de moda

1. Planeje o conceito do catálogo de moda

Geralmente, os catálogos de moda são feitos sazonalmente de acordo com as estações. Porém, é possível fazê-los também além dessas épocas. O importante é que o material tenha um conceito bem definido. 

Para isso, sente-se com o time, separem referências, ideias e reúnam tudo até chegar a um consenso. Assim, ficará mais fácil seguir para as próximas etapas.

2. Separe as peças

O objetivo de um catálogo de moda é vender peças de roupa. Logo, a escolha deve ser cuidadosa. Além das roupas, é necessário pensar nos sapatos e acessórios, sempre lembrando do conceito ou coleção.

Antes de ir para o local da sessão de fotos, faça um checklist com tudo que precisará levar. Além dos itens para compor o look, pense se há algo que deverá compor o ambiente. Alguma decoração específica, elementos que farão parte da foto. Anote tudo isso para não esquecer.

3. Escolha as modelos

Tão importante quanto a escolha das roupas é a definição das modelos. Procure em agências especializadas por profissionais que tenham a ver com a campanha e, claro, que estejam dentro do seu orçamento. 

Tenha preferência por aquelas que já possuem experiência com lookbooks, já que elas terão mais agilidade e naturalidade na frente da câmera.

4. Cuide da maquiagem e cabelo

Se o orçamento estiver mais apertado, contrate um profissional que faça tanto maquiagem quanto cabelo. Assim você garante que ele fará retoques e mudanças no visual ao longo da sessão de fotos. Além disso, também otimiza o trabalho durante o trabalho.

5. Garanta fotos profissionais

As fotos são primordiais em qualquer catálogo e quando falamos em moda isso pode ser ainda mais importante. Elas devem refletir qualidade e todo o conceito do material, combinando bem as peças e montando looks harmônicos. 

Por isso, o ideal é contratar um fotógrafo com experiência em moda e direção de cena. As imagens poderão ser tiradas em locais que combinem com todo visual ou em um estúdio fotográfico.

6. Escreva os detalhes e informações

É muito útil também escrever breves resumos sobre os produtos incluídos no catálogo de moda. Isso auxilia o leitor a identificar as peças e a tomar a decisão de compra. Consequentemente, influencia positivamente a aumentar as vendas do seu negócio.

Faça também uma introdução editorial ou até mesmo uma matéria especial dentro do material. Isso ajuda a manter o leitor interessado no conteúdo e criar notoriedade para a empresa.

7. Montagem do design

Por mais que a sessão de fotos seja bem estruturada, planejada e feita com qualidade, é o design que irá definir o produto final. 

Para isso, o essencial é contar com um profissional especializado ou empresa de criação de catálogos. Eles saberão melhor do que ninguém como destacar os seus produtos e deixar o layout mais agradável ao leitor.

8. Lance seu catálogo de moda

Depois que seu material tiver sido finalizado e aprovado, é a hora de fechar o arquivo. Caso seu catálogo seja impresso, será necessário mandar para uma gráfica de qualidade para fazer as tiragens. Já se ele for um catálogo digital, você pode utilizá-lo dentro do seu site para que os interessados baixem e acessem de qualquer lugar.

9. Divulgue para todo mundo

Não se esqueça de compartilhar o catálogo de moda com suas clientes, além de lançar nas redes sociais, divulgue-o em outros canais. 

Peça também para sua equipe comercial identificar potenciais clientes e enviar o material para que elas conheçam sua empresa.


Está pensando em fazer um catálogo de moda para a sua marca? Conte com a Publiks. Aqui, nossos profissionais cuidarão de todos os processos para que você tenha um material de qualidade. Entre em contato e solicite um orçamento!

Leia também