Foto de um óculos de sol sendo anunciado no Instagram Shopping

Instagram Shopping: transformando a rede social em catálogo de produtos

Conheça o Instagram Shopping, uma funcionalidade para que você consiga vender ainda mais pela rede social

O Instagram é uma rede social forte. Hoje, estima-se que sua base de usuários ativos já tenha passado de 1 bilhão, sendo que no Brasil são mais de 66 milhões, de acordo com a empresa Statista.

Mas, fora as fotos e vídeos compartilhados entre seguidores, o Instagram também está passando por mudanças que prometem favorecer as empresas. Mais do que uma rede social, também se mostra uma boa oportunidade de catálogo de produtos e fonte de vendas. 

Que tal descobrir mais a fundo como o Instagram pode ajudá-lo a aumentar os seus lucros e ainda se transformar em um ótimo catálogo digital? Continue lendo.

Instagram Shopping como catálogo digital

As empresas e perfis comerciais já podem optar pelo Instagram Shopping, uma espécie de e-commerce dentro do próprio aplicativo. De acordo com a própria empresa, muitas marcas conseguiram aumentar o tráfego em 44% e a receita em mais de 8% com o novo recurso.

Além de destacar os itens, isso também se mostra uma ótima oportunidade de colocar suas mercadorias na palma da mão dos clientes. Com as marcações, é possível incluir o preço e também os links diretos dos produtos ou até mesmo realizar a compra pelo próprio aplicativo.

Com essa opção, as lojas não apenas são desejadas pelos consumidores como também podem vender mais com apenas alguns toques na tela e o cliente ganha muito mais agilidade e facilidade para efetuar a compra.

Para poder aumentar suas vendas e facilitar a vida dos seus consumidores, é necessário ter a conta aprovada para o modo Shopping. Para saber como obter a verificação, veja a seguir.

Como obter o modo Instagram Shopping?

De acordo com o próprio site, o recurso está disponível apenas para empresas que atendem aos seguintes requisitos:

  • Estar em conformidade com o acordo de vendedor e as Políticas Comerciais da rede;
  • Ter uma conta comercial do Instagram;
  • Ter o seu perfil comercial vinculado à uma página do Facebook;
  • Vender principalmente bens e mercadorias físicas;
  • Ter a conta comercial conectada a um catálogo do Facebook.

Com essas especificações atendidas, a empresa já pode enviar a conta para análise. O processo pode levar alguns dias, mas se for aprovado receberá uma notificação do Instagram para configurar o recurso.

Mas, caso sua página não esteja configurada com o catálogo, seguem abaixo os passos para que você possa prosseguir:

Configurando o catálogo pela fanpage do Facebook

Existem duas formas de configurar o catálogo no Facebook. A primeira, de forma manual, na fanpage:

  1. Na sua página do Facebook, clique em Configurações. No menu lateral esquerdo, selecione Modelos de Guias e adicione a guia Loja;
  2. Ainda nessa página de Configurações, copie o link da sua loja virtual;
  3. Já de volta na sua página, clique na aba Loja no menu lateral, concorde com os termos e continue;
  4. Selecione então o método de finalização da compra que você deseja que as pessoas realizem na sua loja: mensagem para comprar ou finalizar a compra em outro site (preferencialmente a segunda opção);
  5. Escolha a moeda (real brasileiro) e clique em Continuar;
  6. Pronto, sua loja está pronta para cadastrar os itens. Clique em Adicionar Produto, insira as fotos, nome do produto, descrição, preço e, por fim, a URL de finalização da compra.

Configurando o catálogo pelo Gerenciador de Negócios do Facebook

  1. Entre ou crie sua conta no Gerenciador de Negócios e clique em Configurações de Negócios, no canto superior direito da página;
  2. Selecione a aba Página e logo em seguida + Adicionar ou Adicionar uma Página;
  3. Para adicionar a página, insira o nome ou URL;
  4. Já para adicionar o catálogo, selecione em Configurações de Negócio, no canto superior esquerdo, e em Catálogo, na coluna Ativos;
  5. Toque no botão Criar Catálogo, depois em Comércio Eletrônico e avance;
  6. Escolha a opção Carregar informações de produto e escolha a página que é proprietária do catálogo;
  7. Catálogo criado, você já pode selecionar Visualizar Catálogo e começar a cadastrar seus itens;
  8. Clique em Compras no Instagram e no botão Adicionar Produtos em seguida;
  9. Escolha a opção Use Data Feeds para informações externas e, em seguida, selecione a opção Set a Schedule;
  10. No campo Add a Data Feed URL, insira o link XML do seu catálogo;
  11. Você poderá então configurar o período em que seus produtos serão lidos pelo Facebook (a cada uma hora, por exemplo) e selecionar a moeda para “BRL – Real Brasileiro“;
  12. Clique em Start Upload e pronto, a ferramenta iniciará o envio dos seus produtos.

Como configurar e ativar o Instagram Shopping

Antes de ativar a opção Instagram Shopping, é necessário configurá-la no aplicativo. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o perfil da conta e toque no símbolo de três linhas no canto superior direito da tela;
  2. Clique em Configurações e logo em seguida em Conta, e Mudar para conta comercial caso ainda não tenha feito;
  3. Ainda nas configurações, vincule a conta à página do Facebook;
  4. Desça até a opção Configurações do negócio e selecione a opção Produtos. Dependendo do seu dispositivo, o caminho pode ser Empresas e em seguida Compras;
  5. Se tudo der certo, significa que sua conta já foi aprovada para o Instagram Shopping e você já pode seguir na opção Continuar;
  6. Quando for publicar uma foto, a opção Marcar produtos estará visível no momento de compartilhar o post;
  7. Você pode marcar até 5 produtos por imagem ou até 20 por carrossel.

Lembrando que se essa opção ainda não apareceu para você, basta esperar. Isso é sinal de que ela ainda está em aprovação ou não foi aprovada. 

Novidade que promete auxiliar as marcas

Além de todas essas funcionalidades já disponíveis na rede social, o Instagram já está realizando testes nos Estados Unidos de um novo recurso que promete facilitar ainda mais o trabalho das empresas.

Ainda sem previsão de chegada no Brasil, o Lançamento de Produtos será liberado para que as empresas criem a expectativa em novos itens. Tanto no feed principal quanto nos Stories, o usuário poderá adicionar um alerta quando o item já estiver disponível para compra.


Ficou com alguma dúvida de como o Instagram pode auxiliá-lo a aumentar as vendas? Gostaria de ter um catálogo digital para sua empresa? Conte com a Publiks para isso! Somos especializados no desenvolvimento de catálogos de produtos e ficaremos felizes em atendê-lo.

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